quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

鮨, 鮓 ou 寿司

Um destes dias regressei a um dos restaurantes que elejo na actualidade para uma agradável refeição. Porque alia a qualidade satisfatória (atrevo-me a dizer requintada) do Sushi a um atendimento cuidado e afável e a um ambiente fantástico. O Japa está localizado no renovado Campo Pequeno e para os sortudos que consigam uma mesa (para dois) junto à janela reserva-se um cenário bem agradável (propício a um jantar a dois...)

Devo reconhecer (agora publicamente) que o meu particular gosto pelo Sushi começou da pior forma. Partiu de mera curiosidade, despertada pela moda e divulgação daquilo a que hoje me atrevo a chamar de Arte. Como bom céptico que sou, fazer-me abdicar por um dia das inumeráveis virtudes da cozinha tradicional Portuguesa para experimentar arroz enrolado com peixe cru foi uma tarefa estóica e megalómana, acto de pura persuasão de quem cometeu tamanha proeza. Não podia ter corrido pior (passaram-se talvez 2, 3 anos)! Salvou-se a descoberta do Saké. Só na perspectiva de que não voltaram a sair do estômago pela mesma via por que entraram é que as novidades sólidas da cozinha Japonesa se salvaram.
Prometi (porque jurar é muito forte) que semelhante acto não se voltaria a repetir. Engulo hoje vagarosamente cada uma das oito letras da palavra promessa. Sinto-me como uma criança que no final do 1º dia de escola disse que não mais voltaria a tamanho sacríficio. E que hoje cresceu e frequenta um Mestrado, ávida de saber mais e mais...
Pois é, há prazeres que se aprendem, se negam e rejeitam convictamente numa primeira abordagem mas se constroem sólida e estruturadamente pela experiência. E no momento em que se revelam enquanto prazeres chegam para ficar.

Nesta aprendida e mais que apreendida experiência dos sabores únicos do sushi, maki, sashimi, ovas de salmão, gengibre japonês e wasabi me rendo à constatação de que as primeiras impressões podem ser falaciosas... Até porque se assim não fosse não teria regressado à insubstítuivel presença de uma boa garrafa de vinho na mesa...

Recomendo dois locais de Culto (muitos mais por aí existem que não merecem referência e muitos mais ainda existirão dignos de tamanha distinção que simplesmente não conheço): Aya (nas Twin Towers) e Japa. O primeiro pela inegável e inigualável qualidade de confecção e perfeccionismo. O segundo pelo acolhimento, como já referido. De qualquer modo, sobre este assunto aproveito a ocasião para sugerir a leitura do blogue de um grande Amigo e (em vias de se tornar) expert na matéria: http://www.peixecruebom.blogspot.com/ .

Devo ainda reconhecer uma grande virtude da cozinha Japonesa, na vertente da confecção (perante o meu gosto pela cozinha não resisti a aventurar-me...). O tempo e dedicação que requer (porque a pressa é mesmo inimiga da perfeição), a capacidade de reunir um grupo de amigos à volta da elaboração de pratos visual e esteticamente aprazíveis.
E depois vem o melhor. O prazer da partilha de sensações, de paladares (estes não se explicam, sentem-se). Sempre no previlégio de boa companhia...

1ª Conclusão: Se há coisas que não mudam nunca, não é esse definitivamente o caso da culinária. Vivemos demasiado envolvidos nas raízes culturais que nos abraçaram desde infância. Não é um facto censurável. São os desígnios do fenómeno da continuidade mas também da acomodação e resignação Humana. De vez em quando é bom quebrar com a rotina e descobrir que muito de fascinante existe para além do que conhecemos.

2ª Conclusão: Os prazeres da mesa só têm sentido em boa companhia. Porque o meu maior Prazer (também) é o Prazer dos outros...

1 comentário:

Marlene G. disse...

é bem verdade, devemos dizer q o menino nos anda a surpreender... :) para quem nao podia sequer pensar em peixe cru, ta fa! e ainda bem é da maneira que ha companhia na romaria às delicias niponicas (que ainda n sei porque ainda nao tive o prazer da sua companhia!! lol). O japa sim é isso tudo e muito mais! para mim o melhor, ja que AINDA nao fui ao AYA... mas irei promised (eu nao tenho medo de usar esta palavra).

Beijo e bom fim de semana